Fora da Lei - Angus Donald

10 setembro 2010

Inglaterra, século XII. O Rei Henrique II está ausente combatendo o próprio filho na disputa pelo trono, enquanto o reino é administrado pelos xerifes de seus condados. Sir Ralph Murdac é o xerife do condado de Nottingham, mas existe na Floresta um infame que se proclama Rei. Herói, ladrão, assassino e guerreiro ele é Robin Hood, o Senhor da Floresta de Sherwood e em Fora da Lei de Angus Donald você conhece sua verdadeira história.

Robin Hood - o mito
Ele se esconde na floresta... reina supremo entre os plebeus. Com seu bando de soldados fiéis ele rouba dos ricos e oferece proteção aos pobres, àqueles que obedecem ao seu comando e lhe juram fidelidade. Todos eles devem se submeter a justiça de Robin, onde informantes são mutilados, traidores são mortos e muito sangue é derramado. Ele é um guerreiro valoroso, um homem justo, um ladrão desprezível ou um assassino sanguinário?

O jovem Alan Dale aprendeu desde pequeno a roubar, ele e sua mãe mal tinham como se alimentar após seu pai ter sido enforcado como um ladrão pelos soldados reais. E ele era um bom ladrão, com apenas 13 anos tinha a mão leve e muita agilidade. Mas, em um dia de azar, foi pego roubando no mercado de Nottingham e se não fosse enforcado teria sua mão cortada. Sem saída, sua mãe o entrega para viver sob proteção dos fora da lei da Floresta de Sherwood, ele agora é um servo de Robin Hood.

Alan será treinado para ser um guerreiro, um ladrão e um assassino. Mas seu mestre também preza as artes, fazendo com que Alan aprenda canto e boas maneiras. Convivendo com o bando de Robin ele conhece o famoso João Pequeno, Frei Tuck, Hugh e muitos outros fora da lei, homens simples que foram obrigados a viver na ilegalidade para fugir da tirania do governo. 

No meio de banquetes dignos da realeza, perseguições alucinantes e batalhas memoráveis ele fica conhecendo seu mestre, o temível ladrão que é tão respeitado por seu povo. Por vezes admira o caráter e o espírito daquele jovem guerreiro, mas em outros momentos teme por sua alma e se assusta com sua crueldade. Alan fez um juramento para toda sua vida, jurou fidelidade a Robin mesmo que nem sempre concorde com seus atos.

Edição Original livro 1 e 2
Este livro me conquistou primeiro pela capa, uma seta em alto relevo gotejada de sangue, achei também a edição mais bonita do que a edição inglesa. Depois é claro, pelo mito de Robin Hood, que todos conhecemos pelas histórias infantis e pelas adaptações cinematográficas. Aqui pude conhecer uma versão mais adulta e realista da vida de Robin, muito bem descrita pelo autor, com detalhes tão minuciosos que conseguimos visualizar as batalhas e sentir a dor dos golpes, o sangue derramado e os membros mutilados.

Apesar de toda a história girar em torno do Rei dos Ladrões, o personagem principal é Alan Dale, o garoto de 13 anos que está conhecendo a vida de um fora da lei. Seu pai morreu nas mãos de Sir Ralph Murdac e ele queria justiça. Pelos olhos de Alan, acompanhamos as vitórias e derrotas de Robin, suas decisões justas e outras bem polêmicas e sentimos na pele as injustiças sofridas pelo povo.  

Por outro lado, mostra a vida social de Robin, seu amor pela bela Marian, as disputas pelos títulos de nobreza, a vida da Rainha e as regras da realeza. Gostei muito do Frei Tuck, da coragem de João Pequeno e do lado divertido de Robin. No decorrer do livro acompanhamos o amadurecimento de Alan, de garoto para homem, ou melhor, para fora da lei.  Desde sua primeira batalha, até seu primeiro contato físico com uma mulher e suas desventuras amorosas.

Eu amei o livro, a história é emocionante, bem narrada e me prendeu do início ao fim. Fiquei vidrada nas batalhas, arrepiada com as cenas mais fortes e emocionada em várias situações. Mas é bom avisar que sou ainda uma leiga neste estilo literário, ainda não consegui ler os livros mais aclamados no estilo como os de Bernard Cornwell e Conn Iggulden, por exemplo. Então minha opinião se baseia unicamente neste livro, mas já aviso que viciei no estilo e os outros autores já estão aqui aguardando, só falta mesmo tirar da pilha. Sofro muito com tanto livro bom aqui na minha estante ^^ 

O livro é o primeiro de uma série, mas fiquem tranqüilos que não termina sem final, na próxima aventura iremos acompanhar o Rei Ricardo Coração de Leão na Terceira Cruzada.Setas vão voar, heróis vão cair e ninguém sabe quem irá sobreviver. Não deixem de ler Fora da Lei, mais um ótimo livro lançado este ano.

Fonte: Viagem Literária

0 comentários:

Postar um comentário